quinta-feira, 9 de março de 2017

8 de MARÇO - DIA DA MULHER

8 de MARÇO - DIA DA MULHER

Ontem, dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, mais uma vez fui proferir palestras sobre o tema, e quem me recebeu, foi a equipe e os alunos do IFSP de São João da Boa Vista.
Minha intenção era apenas falar sobre a Mulher na Literatura Brasileira, seus pensamentos, seus textos, suas vitórias (?), porém, precisava passar aos presentes, um pouco do que foi, durante séculos a luta da mulher por seu espaço, a luta da mulher para ser reconhecida como um ser pensante, e não um objeto, um bibelô, alguém que para muitos, não passava (passa) de um ser inferior, feito para servir ao macho.
Antes de sair para a segunda palestra do dia, vejo num jornal, manchetes que me chocam: “Uma em cada 3 mulheres brasileiras, ainda sofrem agressões”, “Cerca de 500 mulheres brasileiras são agredidas por dia”, “A cada uma hora e meia, uma mulher brasileira é morta”, “No carnaval deste ano, pelo menos 2.000 mulheres foram estupradas”.....

Desculpem, porém, vendo por esse lado, não há muito o que comemorar, em pleno século XXI e ainda estamos assim? Isso falando apenas de Brasil, fiquei a pensar o que acontece no resto do mundo??? É muita tristeza para meu coração feminino.
A Mulher, que sempre defendeu a paz, pois as guerras e as lutas, lhes tiravam seus maridos e filhos, a Mulher, que apenas queria seu direito sagrado de se expressar, trabalhar, estudar...
Onde erramos? Não as Mulheres, o Ser Humano. Para onde estamos caminhando? O que será de todos nós?
Antes de mais nada, antes de oba-obas, ainda temos muito que caminhar, que refletir. Antes que tudo se perca de vez, temos que aprender a sermos “Humanos”.

Texto: Silvia Ferrante
Foto: Júlia Lisi





Nenhum comentário:

Postar um comentário